Para muitos autores, o melhor meio de auxiliar os professores nos cuidados com a saúde do aparelho fonador é através da “informação preventiva”. A educação é a principal responsável pela diminuição do abuso e do mal uso vocal (COLTON & CASPER, 1996).
A seguir, serão apresentadas as dez medidas preventivas propostas pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, publicadas em 1998:
- empregar o volume da voz moderadamente em todas as situações da atividade profissional;
- evitar gritar em família, no púlpito ou tribuna, em partidas de futebol, em sala de aula etc.
- não cantar em excesso se não estiver habituado;
- manter um ritmo adequado a cada situação do dia;
- não competir com barulhos externos e internos ao seu ambiente;
- evitar falar rápido, muito forte e agudo;
- praticar exercícios vocais, como ler em voz alta para aperfeiçoar a entonação, dicção, ritmo;
- respeitar os limites da sua voz: cansou, parou.
- falar com tranqüilidade, articulando todos os sons, sem pressa;
- buscar apoio terapêutico junto a profissionais qualificados para o ensino da comunicação e literatura específica.
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